Armazenando documentos sensíveis

O volume persistente não é oculto. Um atacante que tenha acesso ao seu dispositivo USB pode saber que existe um volume persistente nele. Leve em consideração que você pode ser forçado/a ou persuadido/a a entregar a senha do volume.

Leia também nossas instruções para apagar de forma segura o volume persistente.

Sobrescrevendo Configurações

Os programas incluídos no Tails são cuidadosamente configurados tendo a questão da segurança em mente. Se você usa o volume persistente para sobrescrever as configurações dos programas incluídos no Tails, pode quebrar esta segurança ou tornar os programas inutilizáveis.

Tenha cuidado especial ao usar a funcionalidade Dotfiles.

Além disso, a anonimidade do Tor e do Tails se baseia em tornar mais difícil distinguir um Tails do outro. Alterar as configurações padrão pode quebrar sua anonimidade.

Use o Mínimo Possível

Use o volume persistente somente quando necessário e o mínimo possível. É sempre possível iniciar o Tails sem ativar o volume persistente. Todas as características do volume persistente são opcionais e precisam ser explicitamente ativadas. Somente os arquivos e pastas que você especificar serão salvos.

Abrindo o volume persistente a partir de outros sistemas operacionais

É possível abrir o volume persistente a partir de outros sistemas operacionais. Porém, fazer isso pode comprometer a segurança que Tails oferece.

Por exemplo, miniaturas de imagens podem ser criadas e salvas pelo outro sistema operacional. Ou então conteúdos de arquivos podem ser indexados pelo outro sistema operacional.

Outros sistemas operacionas provavelmente não devem ser confiados para lidar com informações sensíveis sem deixar rastros.