O que são portais cativos

Um portal cativo é uma página web que geralmente é mostrada antes que você possa acessar a Internet em redes públicas de aeroportos, hotéis, bibliotecas e outros locais.

Rede Wi-Fi de uma estação de trem. Clique aqui para 60 minutos de Wi-Fi grátis

O Tails não consegue conectar à rede Tor quando uma conexão à Internet está inicialmente bloqueada por um portal cativo.

O Navegador Inseguro não é anônimo

O Navegador não-confiável não usa a rede Tor. Ao usá-lo, os sites que você visita podem ver o seu endereço IP verdadeiro.

É por isso que te recomendamos:

  • Use o Navegador Inseguro somente para logar em uma rede que use portal cativo ou então para navegar em páginas web confiáveis na rede local.

  • Feche o Navegador Inseguro após fazer login na rede.

    É especialmente imporante que você feche o Navegador Inseguro caso você use funcionalidades de acessibilidade tais como o Teclado na Tela ou o Leitor de Tela. Se você mantiver o Navegador Inseguro aberto, um atacante muito avançado na rede pode usá-lo para de desanonimizar.

Para saber como Tails implementa o Navegador Inseguro e sua segurança, veja nossa documentação de projeto sobre o Navegador Inseguro.

Iniciando o Navegador Inseguro

Para iniciar o Navegador não-confiável:

  1. Selecione Aplicativos ▸ Internet ▸ Navegador Inseguro.

Entrando em uma rede usando um portal cativo

Para iniciar uma sessão em uma rede usando um portal captivo:

  1. Tente acessar um site qualquer que seja comum no local onde você está como, por exemplo, uma ferramenta de busca ou um site de noticias:

  2. Se sua navegação for redirecionada para um portal cativo, faça login na rede.

    Caso sua navegação não seja redirecionada para um portal cativo e o site carregue, isso significa que você já tem uma conexão à Internet. Feche este navegador oNavegador Inseguro e tente conectar à rede Tor novamente.

  3. Uma vez que o Tails esteja conectado à rede Tor, feche este navegador.oNavegador Inseguro.

    É especialmente importante que você feche o Navegador Inseguro caso você use funcionalidades de acessibilidade tais como o Teclado na Tela ou Leitor de Tela. Se você mantiver o Navegador Inseguro aberto, um atacante muito avançado na rede pode conseguir te desanonimizar.

    Você pode usar o Navegador Tor ou qualquer outro aplicativo normalmente.