Introdução

O contrato social do Tails é uma serie de compromissos que nós, como contribuidores do projeto Tails, defendemos. Esse trabalho é derivado do Contrato Social do Debian e do Contrato Social do Tor. Se você possuir qualquer duvida ou comentario, sinta-se à vontade para mandar um email para: tails-dev@boum.org.

Essa é uma promessa da nossa comunidade de contribuidores para o mundo todo, afirmando um compromisso com o que acreditamos.

1. Ao criarmos o Tails, tentamos providenciar ferramentas utilizáveis para anonimidade e privacidade.

Acreditamos que a privacidade, troca livre de opiniões e o acesso igualitário à informação são essenciais para sociedades livres e abertas. Através dos padrões da nossa comunidade e das ferramentas criadas por nos, oferecemos meios para que todas as pessoas se capacitem para proteger e promover esses ideais.

2. Tails is and will remain Free Software

Acesso igualitário à informação inclui a disponibilidade gratuita do nosso código e documentação, assim como transparência em relação a quais decisões serão tomadas ao longo do processo.

Todos os componentes do Tails que nos criamos são, e continuarão sendo, licenciados de um modo consistente ao [Debian Free Software Guidelines] (https://www.debian.org/social_contract).

Tails sempre será grátis para usar, modificar, adaptar e distribuir. As únicas exceções à essa regra, são:

  • uma quantidade pequena de firmware não-livre, visando funcionar na maior variedade de hardware possivel;
  • Algumas partes de software que o código é público, mas não é compatível com a Debian Free Software Guidelines; são necessárias para suportar alguns casos.

3. Retribuiremos para a comunidade Código-Livre.

Tails é um Derivado de Debian orientado à privacidade.

Queremos que ferramentas seguras e que foquem a privacidade tornem-se um padrão para a comunidade Free software como um todo.

Correção de bugs, melhoramento no codigo, packaging Debian, e trabalho em problemas de usabilidade serão enviados quando possivel. Dessa maneira, nossas modificações vão beneficiar outros e podem ser melhoradas futuramente por uma maior audiencia de pessoas.

4. Encorajamos participação e transparencia

Queremos produzir tails de uma maneira que encoraje a participação, o que requer documentação pública que pode ser melhorada. Como tails foi criado de uma maneira tão transparente, qualquer um é encorajado à participar, revisar e apontar problemas.

Para fazer nossa comunidade um lugar acolhedor para todos, concordamos com um Código de conduta.

5. Nós nunca machucaremos os nossos usuarios intencionalmente.

Sempre faremos o melhor para criar ferramentas seguras e utilizaves. Nós nunca incluiremos voluntariamente backdoors ou software malicioso, nem cooperaremos com nenhuma entidade querendo que machuquemos nossos usuários.

Erros às vezes acontecem. Seremos honestos quaisquer erros e, quando nos forem reportados, consertaremos os que afetem a segurança de quem usa o Tails.

Sempre que problemas graves de segurança nos forem reportados em privado, vamos testá-los e corrigí-los imediatamente. Notificaremos nossos usuários sempre que um problema deste tipo nos for reportado. Entretanto, para a segurança de nossos usuários, é possível que não anunciemos um erro tão grave antes de lançarmos uma correção.

6. Damos meios para que os usuários decidam o quanto eles podem confiar no Tails

We encourage users to inform themselves and decide if Tails is suitable for their use case and how much they can trust it. We work diligently to keep our community up-to-date through our various communication channels about the current state of our software and its limitations. We encourage users to read our documentation as well as third-party documentation in order to make an informed decision and engage in a learning process about the tools we ship.

We provide and explain methods of verification so that anyone can ensure that they downloaded a genuine copy of Tails.

See also our Mission and Values.