Neste contexto, o termo fingerprint se refere àquilo que é específico do Tails na forma como se comporta na Internet. Isto pode ser usado para determinar se um usuário específico está usando Tails ou não.

Como explicado em nossa página de advertência, ao usar o Tails é possível saber que você está usando Tor. Mas o Tails tenta dificultar ao máximo a distinção entre usuários Tails e outros usuários Tor, especialmente aqueles usando o Navegador Tor fora do Tails. Caso fosse possível determinar se você está usando o Navegador Tor dentro ou fora do Tails, isso significaria uma maior exposição de informação sobre você e por consequência reduziria seu anonimato.

Esta seção explica algumas questões relacionadas à fingerprint do Tails e como isto pode ser usado para identificar você como um usuário do Tails.

Para os sítios web que você está visitando

Os sítios web que você está visitando podem conseguir um monte de informações sobre seu navegador. Estas informações podem incluir o nome e versão do navegador, tamanho da janela, lista de extensões disponíveis, fuso horário, fontes disponívels, etc.

Para que seja mais difícil distinguir usuários do Tails, o Navegador Tor no Tails tenta fornecer as mesmas informações que o Navegador Tor fornece em outros sistemas operacionais, para que tenham impressões digitais similares.

Tails inclui a extensão uBlock Origin que remove propagandas. Se um atacante puder determinar que você não está carregando as propagandas que estão incluídas em uma página web, isto poderia ajudá-lo a te identificar como alguém que está utilizando Tails.

Nenhum cuidado especial é tomado em relação à fingerprint do Navegador Inseguro.

Para seu provedor de serviços de Internet ou administrador da rede local

  • Pontes Tor (Tor Bridges) são, na maioria das vezes, um bom jeito de evitar que um observador local fique sabendo que você está se conectando à rede Tor. Caso isso seja importante para você, leia nossa documentação sobre modo bridge.

  • Um sistema Tails gera, quase que exclusivamente, atividade Tor na rede. Em geral, quem utiliza o Navegador Tor em outro sistema operacional também tem atividade de rede fora do Tor, seja através de outro navegador ou de outras aplicações. Assim, essa proporção de atividade Tor poderia ser utilizada para determinar se um usuário do Navegador Tor está utilizando Tails ou não. Se você compartilha sua conexão à Internet com outros usuários que não estão usando Tails, é provavelmente mais difícil para seu provedor de serviços de Internet determinar se um único usuário está gerando somente tráfego via Tor e, quem sabe, utilizando Tails.

  • Tails does not use the entry guards mechanism of Tor. With the entry guard mechanism, a Tor user always uses the same few relays as first hops. As Tails does not store any Tor information between separate working sessions, it does not store the entry guards information either. This behaviour could be used to distinguish Tails users across several working sessions.

  • Ao inicializar, Tails sincroniza o relógio do sistema para ter certeza de que está preciso. Ao fazê-lo, se o relógio estiver ajustado para muito no passado ou no futuro, Tor é desligado e reiniciado. Este comportamento poderia ser usado para distinguir usuários Tails, especialmente já que isso ocorre toda vez que o Tails é inicializado.