Neste contexto, o termo fingerprint se refere àquilo que é específico do Tails na forma como se comporta na Internet. Isto pode ser usado para determinar se um usuário específico está usando Tails ou não.

As explained on our warning page, when using Tails it is possible to know that you are using Tor. But Tails tries to make it as difficult as possible to distinguish Tails users from other Tor users, especially users of Tor Browser outside of Tails. If it is possible to determine whether you are a user of Tor Browser inside or outside of Tails, this provides more information about you and in consequence reduces your anonymity.

Esta seção explica algumas questões relacionadas à fingerprint do Tails e como isto pode ser usado para identificar você como um usuário do Tails.

Para os sítios web que você está visitando

Os sítios web que você está visitando podem conseguir um monte de informações sobre seu navegador. Estas informações podem incluir o nome e versão do navegador, tamanho da janela, lista de extensões disponíveis, fuso horário, fontes disponívels, etc.

Para que seja mais difícil distinguir usuários do Tails, o Navegador Tor no Tails tenta fornecer as mesmas informações que o Navegador Tor fornece em outros sistemas operacionais, para que tenham impressões digitais similares.

Tails inclui a extensão uBlock Origin que remove propagandas. Se um atacante puder determinar que você não está carregando as propagandas que estão incluídas em uma página web, isto poderia ajudá-lo a te identificar como alguém que está utilizando Tails.

Nenhum cuidado especial é tomado em relação à fingerprint do Navegador Inseguro.

Para seu provedor de serviços de Internet ou administrador da rede local

  • Bridges de Tor são, na maior parte do tempo, uma boa forma de esconder de um observador local o fato de que você está se conectando ao Tor. Se isto for importante para você, leia nossa documentação sobre modo bridge.

  • Um sistema Tails gera, quase que exclusivamente, atividade Tor na rede. Em geral, quem utiliza o Navegador Tor em outro sistema operacional também tem atividade de rede fora do Tor, seja através de outro navegador ou de outras aplicações. Assim, essa proporção de atividade Tor poderia ser utilizada para determinar se um usuário do Navegador Tor está utilizando Tails ou não. Se você compartilha sua conexão à Internet com outros usuários que não estão usando Tails, é provavelmente mais difícil para seu provedor de serviços de Internet determinar se um único usuário está gerando somente tráfego via Tor e, quem sabe, utilizando Tails.

  • Tails não utiliza os mecanismos de guarda de entrada do Tor. Com o mecanismo de guarda de entrada, um usuário Tor sempre usa os mesmos repetidores como primeiros saltos. Como Tails não guarda nenhuma informação do Tor entre sessões de trabalho separadas, ele não guarda as informações de guarda de entrada também. Este comportamento poderia ser usado para distinguir usuários Tails através de diversas sessões de trabalho.

  • Ao inicializar, Tails sincroniza o relógio do sistema para ter certeza de que está preciso. Ao fazê-lo, se o relógio estiver ajustado para muito no passado ou no futuro, Tor é desligado e reiniciado. Este comportamento poderia ser usado para distinguir usuários Tails, especialmente já que isso ocorre toda vez que o Tails é inicializado.