amnésia, substantivo:
esquecimento; perda de memória de longo prazo.

incógnito, adjetivo:
que tem a identidade verdadeira ocultada.

Tails é um sistema live que tem como objetivo preservar sua privacidade e anonimato. Ele te ajuda a utilizar a Internet de forma anônima e evitar a censura em praticamente qualquer lugar e qualquer computador sem deixar rastros, a não ser que você explicitamente peça que ele o faça.

É um Sistema Operacional completo projetado para ser usado a partir de um DVD, memória USB ou cartão SD e funciona de forma independente do sistema operacional original do computador. É um Software Livre baseado no Debian GNU/Linux.

Tails vem com diversas aplicações pré-configuradas tendo em mente a segurança: navegador web, cliente de mensagens instantâneas, cliente de correio eletrônico, suíte de escritório, editor de imagens e som, etc.

Anonimato online e quebra de censura

Tor

Tails utiliza a rede de anonimidade Tor para proteger sua privacidade online:

  • todos os programas são configurados para conectar à Internet através do Tor
  • se uma aplicação tenta conectar à Internet diretamente, a conexão é automaticamente bloqueada por segurança.

Tor é uma rede aberta e distribuída que ajuda na defesa contra análise de tráfego, uma forma de de vigilância da rede que ameaça a liberdade, a privacidade, negócios confidenciais, relacionamentos e segurança de Estado.

Tor lhe protege redirecionando suas comunicações ao redor de uma rede de repetidores mantidos por voluntários/as ao redor do mundo: isto evita que alguém que esteja observando suas comunicações saiba quais sites você visita, além de evitar também que os sites que você navega saibam da sua localização física.

Usando Tor você pode:

  • navegar de forma anônima ao ocultar sua localização,
  • conectar à serviços que de outra forma estariam censurados;
  • resistir a ataques que bloqueiam o uso do Tor usando ferramentas de circunscrição tais como bridges.

Para aprender mais sobre o Tor, veja o website oficial do Tor, especialmente as seguintes páginas:

Para aprender mais sobre como o Tails garante que todas suas conexões de rede usem o Tor, veja o nosso documento do projeto.

Use em qualquer lugar sem deixar rastros

O uso do Tails em um computador não altera e nem depende do sistema operacional instalado nele. Assim, você pode usá-lo da mesma maneira no seu computador, no de um/a amigo/a ou no de uma biblioteca. Após desligar o Tails, o computador será reiniciado normalmente no sistema operacional instalado.

Tails está configurado com especial cuidado para não usar o disco rígido do computador, mesmo que haja um espaço swap (área de troca) nele. O único espaço de armazenamento usado pelo Tails é a memória RAM, que é automaticamente apagada quando o computador é desligado. Desse modo você não deixa rastros do sistema Tails nem do que você fez naquele computador. É por isso que chamamos o Tails de "amnésico".

Isso permite que você trabalhe em documentos sensíveis em qualquer computador e te protege de tentativas de recuperação de dados após o desligamento. É claro que você ainda pode explicitamente salvar documentos específicos em outro dispositivo USB ou em um disco rígido externo e levá-los embora para uso futuro.

Ferramentas criptográficas de alto nível

Tails contém ainda uma seleção de ferramentas para proteger seus dados usando criptografia forte:

Leia mais sobre estas ferramentas na documentação.

O que vem a seguir?

Para continuar descobrindo o Tails, você pode ler:

Imprensa e mídia

Veja as [[informações na imprensa e na mídia|press].

Social Contract

Read our Social Contract.

Agradecimentos e projetos similares

Veja Agradecimentos e projetos similares.

Contato

Veja a página de contato.