Quanto Tails inicia, o fuso-horário do sistema está configurado para GMT (Greenwich Mean Time). Este fuso-horário pode estar algumas horas no futuro se você estiver a oeste do Reino Unido, ou no passado se você estiver a leste do Reino Unido. Os minutos devem estar corretos.

Hora mostrada com a indicação 'GMT' na barra de navegação superior

Nós fazemos isso por questões de anonimidade: se alguma aplicação revelar seu fuso-horário real, isso pode acabar ajudando a identificar quem você é.

Configurar o mesmo fuso-horário para todos os usuários de Tails torna mais difícil distinguir você entre todos os outros usuários de Tails.

Mostrando a hora no seu fuso-horário local

Se a conexão à rede Tor usando uma ponte falhar e você tiver que configurar o relógio e fuso-horário do seu computador, a hora será mostrada no seu fuso-horário local ao invés de GMT.

[[!img local.png link="noclass="screenshot" alt="Hora mostrada sem a indicação 'GMT' na barra de navegação superior"]]

Ajustar o relógio quando Tails falha em conectar à rede Tor é, no momento, a única forma de alterar o fuso-horário da hora mostrada na barra de navegação superior.

No futuro, queremos tornar possível alterar o fuso horário (#10819) a partir da área de trabalho e armazenar esta configuração no Armazenamento Persistente (#12094).

Hora usada pelas aplicações

Mesmo que a hora seja mostrada em seu fuso-horário local na bara de navegação superior, o horário interno usado por todas as aplicações do Tails ainda estará em GMT para proteger sua anonimidade.

Por exemplo, o envio de emails no Thunderbird ou de mensagens no Pidgin estará sempre em GMT para evitar que o seu fuso-horário vaze para as pessoas para as quais você escreve.